HSL - Dia da Mulher 7

Obra Social Santa Catarina-JF promove debate sobre questões femininas

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Obra Social Santa Catarina (Juiz de Fora -– MG), reuniu as frequentadoras da Casa para um momento de reflexão. Acompanhado pela coordenadora geral da Obra, Carla Cristina, pela psicóloga Luciana Lucchesi e pela professora Míriam Costa, o grupo assistiu ao filme “Histórias Cruzadas” (The Help). Após assistirem ao filme, as mulheres presentes debateram sobre as questões levantadas na narrativa, que tem muito a ver com o dia a dia feminino.

O filme se passa na década de 1960 e mostra a história de uma escritora que começa a entrevistar mulheres negras de uma pequena cidade do Mississipi/EUA. Em comum, as entrevistadas têm o fato de terem deixado suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria escritora faz parte. A trama vai além da discriminação racial e aborda a dificuldade de mulheres no mercado de trabalho, de mulheres sem maridos, casadas, porém, sem filho e a desvalorização do trabalho da empregada doméstica. Fala também da força, da união e sobre a possibilidade de mudar uma realidade enfrentando-a com coragem.

 “Elas puderam transpor a ficção para o mundo de suas realidades e pediram mais momentos como estes, uma vez que, se for depender delas, nunca acharão tempo para fazer isso”, contou a coordenadora da OSSC-JF. Como o resultado foi positivo, a psicóloga da casa sugeriu organizar, de tempos em tempos, uma tarde de café cultural na Casa. “Deixaríamos a cargo delas os temas a serem abordados, tendo o nosso olhar de profissional atento para direcionar a discussão e até mesmo encaminhar o tema para outro momento”, afirmou Luciana.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *