Nossa Senhora da Conceição cria área de gestão de pessoas

Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição (HCNSC), de Três Rios, implantou  a área de Gestão de Pessoas (GP), em abril de 2010. O novo setor, que já era um antigo desejo da atual administração, já está apresentando  resultados positivos.

Uma das primeiras realizações da GP foi a Reintegração 2010. Através desta iniciativa, os colaboradores do HC conheceram um pouco mais sobre a história do Hospital e da ACSC. Neste evento, 90% dos colaboradores estiveram presentes.

Além disso, a nova área também realizou a Pesquisa de Clima Organizacional (PCO), que contou com 89% de participação dos colaboradores, em outubro do ano passado. A PCO foi uma ferramenta fundamental para identificar os anseios dos colaboradores e seu resultado mostrou um diagnóstico fiel das necessidades da Casa e do público interno. Com as informações obtidas através da Pesquisa, a GP deu início aos planos de ação que visam contemplar todos os pontos abordados para curto, médio e longo prazo.

Nesses quase 10 meses de trabalho, o setor organizou várias palestras e treinamentos para os colaboradores. Os temas são sempre de interesse geral e voltados para públicos específicos, como o grupo de PCD’s do HC e o grupo de menores aprendizes do instituição.

No fim de 2010, foi desenvolvido o projeto de avaliação MBTI, que visa identificar as competências e características pessoais dos líderes do Hospital. Ao todo, 41 lideranças participaram do projeto que foi desenvolvido em parceria com a Casa de Saúde São José, do Rio de Janeiro.

O ano de 2011 também começou com muitas novidades. A GP deu início ao projeto aniversariantes do mês. Trata-se de uma festa mensal, organizada pelos próprios colaboradores para comemorar o aniversário. Toda última sexta-feira de cada mês um grupo de colaboradores organizados previamente pela GP recebe um orçamento para organizar a festa e, no final do ano, o grupo que fizer a melhor ganhará uma festa extra como sinal de reconhecimento pelo trabalho realizado. Outra novidade implementada é o projeto “Amigos da Balança”. Através dele, os colaboradores com sobrepeso estão recebendo orientação nutricional, tendo acesso a diversos tipos de atividades físicas (como desconto em academia disponibilizado por convênio firmado entre as empresas e o HC), palestras e contando com a ajuda do setor de nutrição, que prepara opções saudáveis para os participantes do projeto.

Em 2011 a grade de treinamentos já está pronta e engloba treinamentos técnicos, comportamentais e de lideranças.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *