27

Mutirão de Cirurgias Ortopédicas do HTODL chega à 20ª edição

Em setembro foi realizada a 20ª edição do Mutirão de Cirurgias Ortopédicas do Hospital de Trauma-Ortopedia Dona Lindu (RJ). Trinta pacientes que aguardavam por cirurgias nas especialidades de mão, joelho, quadril e ombro foram beneficiados. O mutirão, realizado desde 2012, é uma ação que permite a diminuição da espera por cirurgias ortopédicas no Sistema Único de Saúde (SUS) e chegou à marca de 570 pacientes atendidos.

De acordo com informações da Gestão de Ortopedia, cada mutirão conta com uma equipe médica altamente especializada, que envolve oito cirurgiões ortopedistas, oito anestesistas, quatro médicos residentes em Ortopedia, além de anestesistas e das equipes do CTI e das enfermarias.

Para conseguir a operação, o paciente deve procurar o médico especializado no posto de saúde de seu município. Este faz a avaliação e pede o encaminhamento à Secretaria de Saúde do município, que insere o paciente no cadastro do Sistema Estadual de Regulação, responsável pelo agendamento ambulatorial do paciente no HTO Dona Lindu.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *