Musicoterapia: uma alternativa terapêutica

No dia 15 de setembro foi comemorado o Dia do Musicoterapeuta. A Musicoterapia é a utilização da música e de seus elementos (ritmo, melodia e harmonia) por um musicoterapeuta para um cliente ou grupo, a fim de promover a comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes. A musicoterapia busca desenvolver potenciais do indivíduo para que ele alcance uma melhor qualidade de vida, através de prevenção, reabilitação ou tratamento.

Há quase 1 ano, a musicoterapia é aplicada nos residentes e clientes do Residencial Santa Catarina, entidade gerida pela Associação Congregação de Santa Catarina, e se tornou uma das atividades mais frequentadas e preferidas.

Ao som de músicas antigas, marchinhas carnavalescas e outras canções, todos cantam em uma só voz, fazendo relembrar os bons momentos do passado e trazendo para o presente a alegria da amizade e da convivência em grupo.

Em datas comemorativas, todos se apresentam no coral coordenado pela musicoterapeuta Carolina e mostram a todos os benefícios para a saúde e relacionamento pessoal que a música traz para nossas vidas.

O que você acha sobre o uso da música para fins terapêuticos?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *