foto 01

I Fórum de Urgência e Emergência no Hospital Regional de Cáceres

Foi realizado, no fim de agosto, o I Fórum de Urgência e Emergência das Regiões Oeste e Sudoeste do Mato Grosso. O evento aconteceu no Hospital Regional de Cáceres Drº Antônio Fontes (MT), por meio do Núcleo de Pesquisa e Extensão e contou com a parceria da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

A iniciativa de realizar este fórum surgiu após várias discussões a respeito da superlotação no setor de trauma e emergência do HRCAF. A superlotação das unidades hospitalares de Urgência e Emergência se constitui em um desafio multidimensional que deve ser pensado a partir de várias visões. Além da discussão central, o evento também teve como objetivo propor medidas de enfrentamento por meio dos diversos atores envolvidos no processo.

Pela primeira vez foi possível reunir no evento todos os secretários de Saúde de todos os municípios das regiões participantes, além dos convidados e, nos dois dias, foi possível observar, a partir dos grupos formados para discussões, a importância do evento, sendo um primeiro passo para a reflexão da problemática da superlotação na região.

Nas propostas apresentadas pelos grupos foram sugeridos o fortalecimento e ampliação da atenção básica dos municípios, estruturação de microregiões de referência, proposta de uma Regulação Estadual presencial na Regional de Cáceres e Pontes e Lacerda, com adesão a protocolos clínicos de encaminhamento e referência. A síntese das propostas será submetida à apreciação da Comissão Intergestora Regional (CIR) de Cáceres e de Pontes e Lacerda e, logo após, será encaminhada para a apreciação da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) para posterior envio ao Secretário Estadual de Saúde do Estado de Mato Grosso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *