saude_1cirurgia

HST realiza cirurgia cardíaca por vídeo inédita em Petrópolis

A cirurgia cardíaca minimamente invasiva por vídeo é uma das técnicas mais modernas utilizadas no tratamento de diversas doenças do coração.  Em Petrópolis, a primeira cirurgia desse tipo foi realizada no dia 5 de setembro pela equipe do Chefe da Cirurgia Cardíaca do Hospital Santa Teresa (RJ), Dr. Renato José de Souza e Silva, acompanhado do Dr. Josué Viana de Castro que veio prestigiar esse marco para o município.

O Dr. Renato explica que a nova técnica possibilita uma abordagem da válvula mitral do paciente, sem a manipulação do coração, o que garante menor trauma cirúrgico e um retorno às atividades de rotina em dez dias após a realização do procedimento.

Há um ano a gestora de RH Cintia Marques vinha sofrendo de cansaços, falta de ar ao realizar pequenos esforços e, após um exame de rotina, os resultados apresentaram alterações que indicavam doença mitral. “Para mim foi assintomático já que eu considerava o cansaço normal pelo ritmo de vida agitada que levava, mas não apresentava nenhum outro problema mais grave. E é justamente isso que chama atenção, se eu não tivesse o hábito de fazer um check-up com meu cardiologista anualmente, provavelmente o meu caso teria se agravado”, comentou.

Para o Diretor Executivo do HST, Ribamar Antunes Pereira, hoje, o Hospital Santa Teresa, com todos os seus aparatos tecnológicos e equipes médicas altamente capacitadas, coloca Petrópolis entre os principais municípios de toda a Região Serrana a oferecer tratamento de alta complexidade para a população.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *