Hospital Santa Teresa faz cirurgia inédita em Petrópolis

As equipes de Neurocirurgia, Buco-maxilo-facial e Oftalmologia do Hospital Santa Teresa (HST), gerenciado pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), realizaram uma cirurgia inédita em Petrópolis: a retirada de um arpão de pesca do crânio de um paciente, em abril. Bruno Barcellos de Souza Coutinho, 34 anos, feriu-se ao limpar o objeto que disparou contra a própria face perfurando o canto do olho esquerdo e atravessando o crânio. Ele foi resgato por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Petrópolis e deu entrada no HST lúcido e orientado. O objeto de 30 cm perfurou 15 cm do crânio de Bruno Barcellos e passou por milímetros de distância de artérias vitais. Após uma cirurgia de quatro horas, as equipes de Neurocirurgia e Buco-maxilo-facial conseguiram retirar o objeto sem que o paciente sofresse qualquer tipo de dano neurológico.

A equipe de Oftalmologia do HST fez a segunda etapa da cirurgia em que a grande preocupação era de se manter o órgão (olho esquerdo) do paciente. Bruno Barcellos teve o globo ocular reconstruído o que o possibilitará futuramente de usar uma prótese.

O Diretor Executivo do Hospital Santa Teresa, Vinicius de Oliveira frisou que é uma política do HST a interação das equipes médicas em busca do melhor tratamento dos nossos pacientes. “Nós contamos com equipes multidisciplinares altamente capacitadas a realizar qualquer tipo de intervenção cirúrgica, das mais simples as de alta complexidade. Além de todo um suporte tecnológico foi a interação entre as equipes que culminou no sucesso dessa cirurgia.”, finaliza.

Após 19 dias internado Bruno Barcellos teve alta do Hospital Santa Teresa, no dia 06 de maio, e pôde retomar a rotina de vida normalmente.  O caso inédito em Petrópolis tomou proporção na imprensa internacional.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *