Colégio Santa Catarina JF recebe Selo Escola Solidária

O Colégio Santa Catarina (CSC) de Juiz de Fora, gerenciado pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), vai receber o Selo Escola Solidária pela quinta vez consecutiva, um reconhecimento do Instituto Faça Parte às escolas brasileiras de educação básica comprometidas com uma educação solidária que desenvolve projetos de voluntariado. O Selo tem a parceria do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), da UNESCO e da UNICEF. A premiação é realizada a cada dois anos. Desde 2003, mais de 16 mil escolas públicas e particulares de todo o país já foram reconhecidas.

“O certificado é um reconhecimento do trabalho de educação solidária desenvolvido pela escola. O Voluntariado Jovem tem sido a referência para avaliação do Santa Catarina. Nas últimas quatro edições, a cada etapa da premiação, apresentamos um dos projetos desenvolvidos pelos alunos, como Tardes Culturais na creche, Aniversariantes do mês no Abrigo Santa Helena, Sementes de Girassol no Ceprom e Melhor Idade junto ao Cras”, explica o professor Juceme Rodrigues, coordenador do Voluntariado Jovem do CSC.

O Voluntariado Jovem é um projeto que surgiu há cinco anos no CSC, com o objetivo de humanizar os estudantes, a fim de que eles saibam conviver com as diferenças e respeitá-las. Todos os alunos do Colégio, a partir da 7ª série, podem participar. São duas atividades semanais: às quartas é feito um trabalho com idosos, e às quinta com crianças. “A escolha de trabalhar com crianças e idosos segue a linha de trabalho de Madre Regina, que buscava ajudar as crianças na instrução, e os idosos, principalmente aqueles mais desfavorecidos e abandonados pela família”, conta Juceme.

Selo Escola Solidária

Em 2013 o Selo Escola Solidária completa 10 anos e fará uma edição especial. Serão reconhecidas as 1.057 escolas que mais receberam selos. Em Juiz de Fora, apenas o Colégio Santa Catarina, o Instituto Metodista Granbery e a Escola Degraus de Ensino serão contempladas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *