DSC05628

Colaboradores em formação no CCMR

Nos dias 06 e 07 de março os colaboradores da Creche/Centro de Convivência Madre Regina participaram de um Encontro de Formação Continuada. Na programação constava: Espiritualidade, Oficinas, Palestras, Vivências e Reflexões.

O encontro teve início com um momento de oração,  orientado pela diretora Ir. Leonor. Ela levou os colaboradores a refletirem sobre o tema da Campanha da Fraternidade por meio de gravuras que expressavam o comportamento de pessoas exploradas.

Em seguida receberam o professor Gileno, psicólogo, que desenvolveu um trabalho  para valorizar o poder da mente, abordando as faculdades da alma, focando a mente, os registros e o intelecto. A partir daí iniciou um trabalho sobre as emoções, conscientizando a todos de que a emoção só pode ser trabalhada se tiver nome. Realizou também uma dinâmica envolvendo Cromoterapia, terapia das cores , para ajudar na identificação dos valores internos, polaridade, positivo e negativo. E por fim, encerrou a manhã falando sobre a resiliência, que é a capacidade humana para fazer frente às adversidades da vida, inclusive à situações de grande impacto.

Outro momento do encontro foi a apresentação da “Campanha da Fraternidade de 2014”, que tem como tema: “A Fraternidade e o Tráfico Humano” e como lema: “É para liberdade que Cristo nos libertou”,  realizada por Amélia Albuquerque, representante da Pastoral da Educação e da CNBB em Fortaleza.  Apresentou o objetivo geral dessa campanha, que é identificar as práticas do tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus. Também apresentou um vídeo e descreveu como ocorre o tráfico humano. Esta Campanha pretende despertar em todos a conscientização sobre este problema e  coragem para denunciá-lo.

Sabendo da importância da música para a criança, a formação foi encerrada com uma oficina “Teoria e Musicalidade” para o setor pedagógico.

O objetivo do objetivo do CCRM é, cada vez mais, enriquecer os conhecimentos e o compromisso de cada um.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *