Amparo Maternal é reconhecido como a maior maternidade de assistência no país

O Amparo Maternal foi fundado em 1939, por um grupo de pessoas lideradas pela franciscana Madre Marie Domineuc, o médico e professor Dr. Álvaro Guimarães Filho e o Arcebispo de São Paulo, Dom José Gaspar de Alfonseca e Silva. Com o objetivo de abrigar  gestantes que não tinham um local digno para dar à luz, a insituição recebe gestantes das mais variadas origens. Atualmente, a instituição tem uma  estrutura de 118 leitos: 85 leitos são de Clínica Obstetrícia, 25 leitos de berçário e 8 leitos de UTI Neonatal.

O atendimento é completo, oferecendo assistência pré-natal, parto e puerpério, berçário, atendimento de emergência e gestante, retorno pediátrico neonatal para os recém-nascidos de alto risco, serviço de fisioterapia neonatal, laboratório de análises clínicas, cartório para registro de recém-nascido no local, teste do pezinho, teste do reflexo vermelho (teste do olhinho), triagem auditiva neonatal, medicina diagnóstica nas áreas de medicina interna, obstetrícia, medicina fetal, e assistência social.

O Amparo Maternal executa um trabalho exclusivo no Sistema Único de Saúde – SUS, maior sistema público de saúde do mundo, com mais de 300 colaboradores e 100 voluntários, realizando mais de oito mil partos por ano.

Organização Social de Saúde

A Associação Congregação de Santa Catarina assumiu, em 2008, a gestão do Amparo Maternal. A nova administração trouxe seus valores de amor à vida, ética, inovação, espiritualidade e qualidade administrativa para a maternidade. O resultado foi a regularização das finanças, redução para zero o número de mortes por infecção hospitalar e diminuição, de 10% para 0,5%, da incidência de casos de sequelas cerebrais no nascimento.

Internamente, a Associação Congregação de Santa Catarina vem desenvolvendo novos projetos sociais, trazendo modernização e formação profissional. Exemplos concretos das iniciativas são a implantação do Serviço de Atendimento ao Usuário e a aquisição de novos equipamentos e materiais de alta qualidade.A valorização do ser humano desde o momento do nascimento está presente em todas as ações dos profissionais e voluntários da Associação Congregação de Santa Catarina.

Alojamento Social

O Amparo possui um Alojamento Social que abriga gestantes que necessitam de acolhimento por motivos sociais. No local, elas recebem atendimento médico, psicológico e assistência social. Após o parto, seus bebês recebem cuidados de toda a equipe de profissionais e voluntárias do Amparo.

Enquanto alojadas, as mães também têm a oportunidade de participar de oficinas como informática, música, ginástica, costura, culinária, artesanato, entre outras.

O alojamento tem capacidade para 100 vagas, entre gestantes , mães e bebês. O período de permanência no local é, em média, de 02 a 03 meses.

2 thoughts on “Amparo Maternal é reconhecido como a maior maternidade de assistência no país”

  1. Quero parabenizar toda equipe desta maternidade,
    no dia 14/08/1999, meu filho nasceu nessa maternidade, eu fui muito bem tratada, na quele ano quem fez meu parto, foi a Dra Rosangela.

    Parabéns toda equipe do amparo maternal, e obrigada por tudo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *