5 (3)

Alunos do CSC-JF participam da plenária final da Câmara Mirim 2015

Chegou ao fim a edição 2015 da Câmara Mirim, um projeto de educação cidadã promovido pela Câmara Municipal de Juiz de Fora. Na primeira quinzena de setembro, um grupo de dez alunos do Colégio Santa Catarina (CSC-JF) participou da plenária final, realizada no Palácio Barbosa Lima, junto com estudantes de outras nove escolas.

Os vereadores mirins selecionaram seis propostas que serão entregues à Mesa Diretora da casa, no dia 11 de novembro. A partir daí, as sugestões elaboradas pelos jovens podem se transformar em projetos de lei e requerimentos. O tema proposto para discussão este ano foi “Educação de Qualidade e Ação Cidadã”, desmembrado em dois subtemas: para uma cultura de paz e para uma participação política dos estudantes.

Antes de iniciar a votação, os estudantes foram saudados pelo vice-presidente da Câmara, vereador José Márcio, que incentivou os adolescentes a participarem das discussões políticas e de todos os debates que possam influenciar a vida da população. Nesse encontro, os vereadores mirins puderam excluir, aglutinar e modificar propostas. O documento final consta de seis propostas – três para cada subtema – com destaque para questões como ampliação das escolas em tempo integral e inclusão de atividades extraclasse, como esporte, música, teatro e dança.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *