Aluno do Colégio Santa Catarina de JF é o novo campeão brasileiro de xadrez

O Colégio Santa Catarina de Juiz de Fora, gerido pela Associação Congregação de Santa Catarina, parabeniza o aluno Enzo Emanuel Victor Fontes, do 5º ano do Ensino Fundamental, pela conquista do Campeonato Brasileiro de Xadrez, título conquistado no último mês, em Catanduva, interior de São Paulo. Com a vitória, Enzo ganhou o direito de ocupar a vaga oficial do Brasil, na categoria sub-10, nas competições internacionais que estão por vir: Panamericano, Sulamericano e Mundial, que será disputado em Dubai.

Com apenas dez anos, Enzo alcançou um título inédito para o xadrez juiz forano. “Foi um campeonato muito disputado, de alto nível. Tinha muito competidor de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal, Bahia e até do Amazonas”, conta o enxadrista.

Enzo aprendeu a jogar xadrez com o pai, aos seis anos. A primeira partida não foi nada agradável. “Eu perdi pro meu pai e fiquei com muita raiva. Achei muito chato e disse que nunca mais ia jogar xadrez. Mas pouco tempo depois eu estava ensinando meu amigo a jogar”, conta. Logo depois, Enzo começou a fazer xadrez no Colégio Santa Catarina, atividade extraclasse dada pelo professor Haroldo Carvalhido. “Ele sempre foi um aluno muito aplicado, esforçado, estudioso e está de parabéns”, conta orgulhoso o professor.

Haroldo destaca também o desempenho de outro aluno, Luca Pimenta Cardoso, também do 5º ano, que ficou em 5º lugar no Brasileiro. “Ficar em quinto num campeonato que reúne os melhores do país também é digno de mérito. O Enzo e o Luca são amigos, participam juntos de vários torneios, inclusive, o Luca é o atual campeão carioca”, ressalta. De acordo com o professor, o xadrez faz com que os praticantes fiquem mais sociáveis, autoconfiantes, enturmam com mais facilidade. Além disso, desenvolve o raciocínio lógico e a concentração. Enzo concorda. “Nunca fui de fazer bagunça, mas eu fiquei ainda mais concentrado na sala de aula. O xadrez me dá autoconfiança, melhora minha autoestima e eu faço muitos amigos através do xadrez”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *