_DSC3911

Aconteceu no PAI-ZN

No mês de maio, comemora-se mundialmente o dia da equipe de enfermagem. Para celebrar esta data  o Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Zona Norte (PAI – ZN) realizou um campeonato de peteca, com premiação para os primeiros colocados, e a entrega de brindes para homenagear os profissionais da equipe. O evento ocorreu na quadra de esportes da unidade de internação e contou com a participação dos principais homenageados.

Ainda no mês de maio, o dia 18 marca a data de comemoração da Lei 10216 de 2001 (Lei Paulo Delgado), a este movimento se dá o nome de Reforma Psiquiátrica, que preconiza o tratamento mais humanizado, com garantia aos direitos do sujeito com transtorno mental e, principalmente, com a possibilidade de tratamento no território próximo aos seus familiares e com projetos individualizados a sua demanda. Neste ano o tema da semana da Luta Antimanicomial é “Em cada loucura um grito de liberdade”.  A Luta Antimanicomial, é resultado de uma série de discussões políticas nacionais e internacionais em Saúde Mental, sobre a forma de tratamento asilar dentro dos manicômios, as pessoas eram internadas por anos, sem a garantia de seus direitos, com cuidados precários, distante da sociedade e de seus familiares.

Já no mês de junho,  dia 05 , foi comemorado o dia mundial do meio ambiente. Nesse dia, o PAI-ZN ganhou do Hospital do Mandaqui uma muda de Ipê amarelo. Com a participação dos pacientes e colaboradores, realizaram no dia 10/06, a plantação dessa pequena muda. Os colaboradores do PAI-ZN acreditam que preservar o meio ambiente é muito importante para que possamos ter um planeta saudável e rico de recursos naturais no futuro, pois ele oferece a todos os seres vivos as condições necessárias para a sobrevivência e o desenvolvimento.

Pacientes realizam a plantação da muda de Ipê

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *